Feriado do dia das crianças movimenta Santa Maria

Rebeca Kroll,Carmen Xavier

Feriado do dia das crianças movimenta Santa Maria
Foto: Nathália Schneider

O feriado do dia 12 de outubro trouxe diversas ações para o público infantil em Santa Maria. Dois pontos da cidade ficaram lotados com famílias que celebraram a data com muitas brincadeiras e diversão. No Alto da Boa Vista as crianças puderam desfrutar de um evento solidário organizado por projetos sociais do município que trouxeram brinquedos infláveis, palhaços, distribuição de lanches e outras atividades gratuitas para os pequenos.

Além disso, para comemorar o aspecto religioso do Dia de Nossa Senhora, a Arquidiocese de Santa Maria também organizou uma festividade especial. A primeira Romaria da Família ocorreu no Parque da Medianeira com o objetivo de promover momentos de convivência e espiritualidade.

Evento “Crianças Felizes”

Durante toda a tarde as crianças da comunidade do Alto da Boa Vista, localizada no bairro Nova Santa Marta, aproveitaram um feriado especial. O evento “Crianças Felizes” foi organizado pelo grupo Apaixonados pelo nosso Rio Grande do Sul em parceria com projetos sociais do município. A ONG Marmitas Solidárias, Gaia Maria Madalena, Banco de Alimentos e outras entidades trouxeram brinquedos e atividades totalmente gratuitas para a criançada.

– A comunidade daqui é bastante carente, então conseguir realizar esse evento é muito importante. Essas crianças por vezes ficam desassistidas, principalmente no dia das crianças, então poder trazer essas atividades e distribuir brinquedos para elas é muito legal – relata a gerente de projetos da ONG Marmitas Solidárias, Amanda Leal de 25 anos.

Além das atrações ocorreram também foram realizados cortes de cabelo e distribuição de alimentos e guloseimas variadas. A Prefeitura de Santa Maria esteve presente com ações de vacinação contra a poliomielite e auxiliou na montagem das estruturas. O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves esteve presente e conta que o executivo irá buscar trazer mais serviços para essa comunidade.

Jordana Porto, 28, foi uma das 1500 pessoas que aproveitaram a data no local. A dona de casa levou os seus dois filhos para curtir as atividades e aproveitou para vacinar o pequeno Joaquim de apenas 2 anos.

– Nós temos muitas crianças carentes aqui e hoje nós conseguimos ver nos olhos e no sorriso delas a alegria de poder comemorar esse dia especial. Muitos não tem acesso as comidas que estão sendo servidas aqui ou aos brinquedos e a gente percebe que o evento como um todo é um ato de cuidado e de carinho –conta Jordana.

Foto: Rebeca Kroll

Romaria da Família

Centenas de crianças e seus familiares participaram da primeira edição da Romaria das Famílias, promovida pela Arquidiocese de Santa Maria. Por volta das 9h, ônibus de diversos municípios da região começaram a chegar ao Parque da Medianeira. A programação começou com um acolhimento aos fiéis. Às 10h, teve início a missa, celebrada pelo arcebispo dom Leomar Brustolin, acompanhado do arcebispo emérito dom Hélio Rubert e dos padres da região.

Durante a celebração, o arcebispo Dom Leomar Brustolin parabenizou todos os que trabalharam para a realização do evento, destacando a dedicação das famílias e catequistas voluntários. E, claro, não deixou de homenagear as crianças pela data comemorativa.

– Uma sociedade sem crianças é uma sociedade que não tem futuro. O Rio Grande do Sul é o Estado que mais vai ter velhos. É bom ter os idosos. Mas o idoso que não tiver netos, como vai ser. Por isso, as famílias devem se unir – ressaltou.

Após a celebração, os fiéis contaram com diversas atividades festivas e de integração. Escolinha de trânsito, gincana, passeios a cavalo, pista de cordas e várias opções alegraram, principalmente, a criançada. Para Dom Leomar o Parque da Medianeira agora assume a função que sempre deveria ter tido, de lazer e de convivência. Ele revela também que uma vez por mês a Arquidiocese pretende fazer eventos para reunir católicos e a comunidade em geral.

Caroline Morais, 37 anos, é professora e veio do município de Vila Nova do Sul prestigiar a Romaria. Ela trouxe o filho Pedro de 10 anos para comemorar a data e relata que ele participou de diversas brincadeiras. Para ela o ambiente estava muito agradável e a ideia de realização foi muito boa.

– Foi um dia das crianças muito bom. Pude brincar bastante com meus amigos, ficar com a minha família e aproveitei para comer e me divertir – relata Pedro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vídeo: jovem é executado a tiros em Santa Maria; mais de 26 cápsulas foram deflagradas Anterior

Vídeo: jovem é executado a tiros em Santa Maria; mais de 26 cápsulas foram deflagradas

Bairros Jardim Europa, Centenário e Jardim das Hortênsias, em São Gabriel, recebem investimento de R$ 5 milhões em pavimentação asfáltica Próximo

Bairros Jardim Europa, Centenário e Jardim das Hortênsias, em São Gabriel, recebem investimento de R$ 5 milhões em pavimentação asfáltica

Geral